Acrux Divulga SPACECAMP 2013

Olá leitor!

Recebi agora a pouco um release da Acrux Aeroespace Technologies, enviado a mim pelo seu diretor, o Sr. Oswaldo Loureda, divulgando a segunda edição do SPACECAMP.  Aos interessados a Acrux informa que ainda existem vagas, portanto corram e se inscrevam. Para maiores informações, entre em contato com a organização pelo site da Acrux: http://www.aatsolutions.net/ ou pelo e-mail do Sr. Oswaldo Loureda:  oswaldo_loureda@yahoo.com.br.

Duda Falcão

Release Space Camp 2013

O II Space Camp a ser realizado de 19 á 23 de Janeiro de 2013 em Taubaté/SP, ainda possui algumas vagas remanescentes! Tudo esta preparado e aguardando início do evento. Durante o evento teremos as presenças ilustres do Dr. João Batista Garcia Canalle (OBA), Eduardo Quintanilha (AEB Escola), Dr. José Bezerra (DCTA/IAE), Dr. Ivo Leite Filho (UFMS/FETEC), Dr. Marcelo Souza (UENF/CALC), Leandro Schip (Parque da Ciência) entre muitos outros.

No dia 20 de Janeiro serão realizadas palestras sobre tecnologias espaciais, metodologia científica e sustentabilidade. No mesmo dia, os alunos e professores irão participar de oficinas educativas para a construção de um aquecedor solar e experimentos de astronomia.

No dia 21 os participantes irão aprender sobre microcontroladores e sistemas eletrônicos, e poderão praticas com a construção de um carro explorador controlado por Arduino e um controle de PS2. Tais carros serão usados pelos participantes para uma competição técnica de robótica.


No dia 22, serão realizadas palestras sobre foguetes e satélites, e os alunos e professores irão construir foguetes movidos a propelente sólido para uma competição,e logo em seguida irão colocar experimentos em um foguete FOG500P e um FOG1K-6C, o mais novo foguete desenvolvido pela Acrux para o lançamento de CANSATs.


No dia 23 será feita uma visita técnica ao INPE e ao MAB, onde posteriormente será feito o encerramento do evento, com a premiação da equipe campeã e apresentação dos resultados finais.

Todas as noites os participantes terão a oportunidade de observar o céu através de telescópios, receber instrução sobre softwares de astronomia, assistir filmes da temática espacial, além de dinâmicas de grupo e atividades de integração.

A seguir, é apresentado o programa completo do evento.

Clique em cima para ampliar


Fonte: Acrux Aerospace Technologies

Comentário: Muito bom, a participação no evento do Sr. Eduardo Quintanilha (AEB Escola), e do Dr. José Bezerra (DCTA/IAE), vem demonstrar que o evento começa a ser olhado com mais interesse por essas instituições. Parabenizo aos Srs. Oswaldo Loureda e Waldir Vieira (diretores da Acrux) por essa grande iniciativa, desejando-lhes sucesso com essa segunda edição do evento. Entretanto, acho que o INPE também deveria fazer parte do mesmo, enviando um representante, e como sugestão (certamente para a próxima edição) eu indicaria o Dr. Otávio Durão, coordenador do Projeto do Cubesat Nanosatc-BR1, que deve ser lançado em setembro desse ano pelo foguete Falcon 9 da empresa americana SpaceX, como também o Prof. Cândido Moura, da Escola Municipal de Ubatuba (SP), responsável pelo projeto do Tubesat "Tancredo 1", que já se encontra pronto para vôo esperando a boa vontade da empresa americana Interorbital Systems, e o "Tancredo 2", que se encontra em desenvolvimento pelos alunos da escola. Além disso, como crítica, não a organização do evento e sim a AEB, acho que pelo menos o senhor José Raimundo Coelho deveria pegar um avião em Brasília e comparecer ao evento prestigiando essa iniciativa, e quem sabe negociando com os seus realizadores um maior apoio da AEB ao evento.

Comentários

  1. Continuo otimista com essas iniciativas independentes com pequeno apoio das instituições "oficiais".

    Espero que o apoio delas continue pequeno e mais institucional, pois sinceramente temo que um maior envolvimento acabe "contaminando" essas iniciativas excelentes com os descalabros que constantemente denunciamos aqui.

    Melhor que elas busquem cada vez mais apoio no setor privado.

    Abs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário